Foto: Nathália Schneider
Dados contabilizados pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciativa intersetorial conduzida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, apontam que houve redução no número de acidentes e vítimas no trânsito em 2023 nas vias municipais. No ano de 2010, o Município atingiu o número total de 50 mortes, sendo que em 2011 Santa Maria atingiu o ápice de 21 mortes somente no perímetro municipal. Já no ano passado foi registrada a maior redução, com somente 6 vítimas fatais, o que significa uma redução de 71,43% no número de mortes nas ruas e avenidas de circunscrição municipal em relação ao maior índice registrado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em relação ao número de pessoas feridas, desde 2019, quando se deu início ao Ciclo Completo de Segurança Viária, iniciou-se também o processo de compilação e qualificação dos dados da sinistralidade na Secretaria de Mobilidade Urbana. Naquele ano, o número de feridos no trânsito totalizou 1.163, passando para um total aproximado de 703 vítimas em 2023. Nas vias municipais, em 2019 foram 879 vítimas feridas, reduzindo esse número para 583 feridos, com dados ainda não fechados de 2023, apresentando uma redução aproximada de 33%.
Conforme a prefeitura, o resultado positivo é fruto do esforço de diferentes órgãos de segurança pública que atuam de forma integrada. Entre as estratégias estão a análise dos dados, planejamento, organização, operações e intervenções que são executadas nos mais diversos setores urbanos e rodoviários, nos eixos de fiscalização, educação para o trânsito e de engenharia.
Programa Vida no Trânsito
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito. O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes. Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria